Dinossauros




SUGESTÕES DIDÁTICAS

Nesta atividade as crianças descobrirão muitas coisas interessantes sobre os dinossauros. A proposta incentiva a observação de imagens e brinquedos de réplicas de dinossauros para reconhecer características e identificar diferenças entre esses seres vivos que viveram no passado.

Elas terão a oportunidade de trabalhar parcialmente duas habilidades de Ciências: “Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo” e “Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas patas etc)” previstas para o 3º ano, que fazem parte das aprendizagens essenciais do Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André.

Fazer a leitura de notícias previamente selecionadas sobre as descobertas de novos fósseis, evidenciando os locais onde foram encontrados, incentivando as crianças a perceberem as características físicas relacionadas ao modo de locomoção, alimentação, cobertura do corpo, modo de vida, sugerindo que relacionem essas estruturas com os répteis atuais, como lagartos e tartarugas ajudam na compreensão da diversidade de seres vivos que habitam a Terra.

Mostre na prática, qual é o comprimento dos dinossauros, use para isso, o metro ou uma fita métrica, conte que os dinossauros foram grandes animais que dominaram os ambientes terrestres há milhões de anos atrás e a Baleia Azul é o maior animal que habita a Terra nos dias atuais.

Outras possibilidades de aprendizagem podem ter continuidade em atividades subsequentes. Se possível, use o Tour Virtual para conhecer o setor de paleontologia da Sala da Vida ou leve as crianças para visitar a Sabina onde elas poderão ampliar o conhecimento sobre a diversidade animal.



Material de apoio