Brincando com as Sombras




SUGESTÕES DIDÁTICAS

Esta proposta investigativa busca responder como a sombra pode ficar maior que o próprio objeto. A atividade é prevista para crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) no Campo de Experiência Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações, cujo objetivo proposto é “Participar de situações de contemplação e investigação da natureza”, integrando os conhecimentos de acordo com Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André.

Procure levar a turma para uma área aberta e ensolarada. Peça a eles localizarem e observarem a própria sombra. Pergunte se o tamanho da sombra confere com o comprimento do corpo. Para potencializar a aprendizagem por meio de investigação, peça às crianças que utilizem um objeto de uso escolar realize a observação da sombra alternando seu posicionamento no espaço, orientando-os a perceber a incidência de luz solar sobre o objeto.

Promova uma roda de conversa e pergunte às crianças sobre a mudança que a sombra sofre (aumenta, diminui ou distorce). Caso a condição climática não seja favorável para a realização da prática, simule com outra fonte luminosa, use a lanterna de um celular.

Entretanto, se as crianças demonstrarem mais interesse, investigue a sombra de um objeto com a incidência da luz do Sol no decorrer da passagem das horas de um dia, como por exemplo, fazendo marcações a cada duas horas às 8h, 10h, 12h, 14h e 16h. Nesta investigação é possível observar que a sombra é modificada ao longo do dia/horas.

As pinturas e fotografias utilizam muitos recursos de sombras para poder destacar efeitos de profundidade, espaço e dimensão.

Acesse o Tour Virtual para conhecer a Sabina, planeje uma visita exploratória incluindo a atividade em seu planejamento para levar as crianças à exposição de fotos da Pinacoteca de Santo André que temos em nosso espaço.



Materiais

  • Lápis;
  • Giz de cera;
  • Folha de papel branca;
  • Lanterna;
  • Aparelho celular.

Material de apoio