Percepções







SUGESTÕES DIDÁTICAS

A abordagem desse assunto pode ser feita de modo a provocar a interação homem/natureza, evidenciando que cada pessoa é parte do todo. Pode ser explorada como sensibilização antes de aprofundar em um tema ambiental.

Essa prática contribui para o desenvolvimento parcial do eixo temático Vida e Ambiente abrangendo objetivos específicos Identificar como os componentes da natureza atuam na nossa vida e como o homem é capaz de modificar o meio em que vive previstos para EJA I no componente curricular de Ciências, que faz parte das aprendizagens essenciais do Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André.

O vídeo pode ser usado como introdutório na abordagem de qualquer assunto sobre a temática ambiental, explorando estímulos e lembranças. Procure estabelecer uma ponte entre as memórias, as sensações e a importância da conexão com o ambiente.

Um bom exemplo é a sensação térmica. Podemos comparar diferentes sensações quando estamos expostos ao Sol em um pátio pavimentado e o que sentimos ao entrar num parque arborizado. “Há diferença nas sensações obtidas nos dois ambientes?”; “Ambos são confortáveis ou podem gerar desconfortos?”; “Se há diferenças que elementos influenciam?”; “Que órgãos sensoriais ajudam na percepção do ambiente?”. Essa experimentação pode ser realizada em grupo ou individualmente, conforme local disponível.

Inclua essa atividade em seu planejamento de aulas e outras propostas disponíveis na Sabina Virtual. Avalie a possibilidade de uma aula exploratória através do Tour Virtual para promover novas vivências.



Material de apoio