Será que afunda?




SUGESTÕES DIDÁTICAS

Explorar alguns fenômenos que evidenciam propriedades físicas dos materiais, como por exemplo, a densidade faz parte desta atividade. Convidamos as crianças a pensar e levantar hipóteses para explicar a relação entre massa e volume de diferentes materiais, pois em qualquer estado físico que estejam, eles têm massa e volume, características importantes para o estudo dos materiais.

A atividade contribui para o desenvolvimento parcial da habilidade de Ciências “Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras” prevista para o 5º ano que faz parte das aprendizagens essenciais do Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André.

Apresente às crianças a noção de matéria e sua relação com o espaço, a contextualização da proposta comparando areia e rolhas em um copo plástico transparente ajuda as crianças a compreender massa e volume. Para dar continuidade ao estudo, explique que existe outra propriedade dos materiais que iremos estudar, mas talvez elas desconheçam o nome científico: densidade. Ao abordar inicie perguntando “Por que alguns materiais afundam e outros flutuam na água?”, exemplifique com os barquinhos de papel, faça com eles a dobradura do barquinho e use-os em aula.

No experimento peça para que elas mencionem antecipadamente quais materiais podem afundar ou flutuar e imaginem o motivo. Comparem os resultados da prática, é provável que percebam que a capacidade de alguns objetos afundar ou não na água, não está relacionada ao seu tamanho. Na experiência é observado que materiais pequenos podem afundar e maiores flutuar. Esclareça que para um material flutuar na água, depende da relação entre a massa do material e o seu volume ocupado, essa propriedade física é denominada densidade.

Sugerimos, se lhe convier, incluir no planejamento de suas aulas, as propostas de atividades que estão no Ambiente Virtual da Sabina, que constituem uma variedade possível para as faixas etárias, mas há muitas outras atividades a serem criadas e disponibilizadas.



Materiais

  • Recipiente qualquer;
  • Água;
  • Materiais diversos.

Material de apoio