Brincando com Caixas




SUGESTÕES DIDÁTICAS

Esta proposta estimula a coordenação motora e os papéis imaginativos tão importantes para o desenvolvimento infantil que fazem parte do Campo de Experiência Corpo, Gestos e Movimentos com o objetivo de levar as crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) a “Participar de jogos, vivências e atividades lúdicas que estimulem o desenvolvimento motor” conforme proposto no Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André.

Disponibilize caixas com diversos tamanhos oportunizando as crianças criarem funções diversas para cada uma, favorecendo a imaginação e a brincadeira simbólica, essencial nesta fase de desenvolvimento.

Diversifique o tamanho das caixas e aumente as possibilidades da brincadeira, como por exemplo, colocar uma dentro da outra, entrar na caixa, empilhar, sequenciar, dentre outras possibilidades que surgirão.

Amplie a exploração do tema com a leitura do livro “O homem que amava caixas” (Stephen Michael King - autor e ilustrador - Gilda de Aquino - tradutor).

Explore as atividades da Sabina Virtual, inclua em seu planejamento as propostas de atividades disponibilizadas para a etapa de Educação Infantil. Conheça a Sabina através do Tour Virtual ou mesmo planeje uma visita com sua turma a Tenda Sensorial, espaço que estimula as crianças a brincar, explorar os diversos painéis coloridos com texturas variadas, além do percurso com pisos de pedra, madeira e tapete que despertam a sensibilidade com um ambiente colorido e acolhedor.



Materiais

  • Caixas de diversos tamanhos e materiais.

Material de apoio