Tornados







SUGESTÕES DIDÁTICAS

Na Sabina Escola Parque do Conhecimento temos um equipamento que simula a formação de um tornado. Através dele, podemos visualizar o processo de formação do tornado e sua dissipação.

Essa abordagem contribui para o desenvolvimento parcial do eixo temático Relação Sociedade e Natureza abrangendo o objetivo específico Conhecer os diversos fenômenos, processos e aspectos dos ambientes naturais previstos para EJA I e EJA II, no componente curricular de Geografia, que faz parte das aprendizagens essenciais do Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de Santo André.

O professor pode estimular a participação dos jovens e adultos promovendo o levantamento de conhecimentos prévios sobre a formação dos tornados, com conexões através de experiências vividas, filmes, documentários e reportagens. Estimule o pensamento investigativo: “Há ocorrência de tornados no Brasil?”; “É possível que a formação de tornados ocorra por interferência antrópica?”; “De que forma isso aconteceria?” (queima de combustíveis fósseis que alteram os níveis de gases do efeito estufa).

Durante a experimentação usando a garrafa PET é possível visualizar a formação do tornado. Outras perguntas podem ser lançadas para apoiar a prática “Que fator provoca a formação tornado?”; “Uma frente fria pode interferir na formação de um tornado?” (a massa de ar frio bloqueia a subida da massa de ar quente que está próximo ao solo, o ar quente rompe esse bloqueio e invade a massa de ar frio); “Existe diferença entre tornado e furacão?”.

É possível incluir no planejamento de suas aulas uma visita exploratória a Sala de Ciências e Tecnologia para conhecer e criar tornados no simulador. Use o Tour Virtual para conhecer os equipamentos de mecânica, óptica, magnetismo, eletricidade, entre outros, presentes no espaço.



Material de apoio