Semana das aves




PALESTRA AVES URBANAS

Abrindo a Semana das Aves da Mata Atlântica On-line – Da Mata ao Mar, a palestra tem como tema as aves da Mata Atlântica e a ocorrência de algumas espécies no ambiente urbano de Santo André, bem como fatores que permitem a adaptação nesse ambiente.

Palestrante: Miguel Magro

Biólogo formado pela Fundação Santo André. Professor no SESI – São Caetano do Sul.

Condutor de observação de aves nos parques da cidade de Santo André, principalmente em Paranapiacaba.








EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA VIRTUAL - ASAS DA MATA ATLÂNTICA

Serão exibidas fotografias das aves observadas durante expedições ao bioma Mata Atlântica. As imagens ficarão disponíveis com identificação das aves e com breve relato do autor.

Expositor: Guilherme Battistuzzo

Formado em Ciências Biológicas pela USP e em Fotografia pelo SENAC. Em 2007, iniciou os trabalhos no Laboratório de Ornitologia da USP. Desde então, tem se dedicado à pesquisa e consultoria relacionadas às aves, projetos de conservação da natureza e como guia para observação de aves e vida selvagem. Possui extensa experiência de campo na Mata Atlântica, Pantanal e Amazônia.








FORMAÇÃO - CONHECER PARA PRESERVAR: IMPORTÂNCIA DAS AVES APLICADA À EDUCAÇÃO

A formação tem como objetivo demonstrar a importância da educação para a preservação das aves, oferecendo ferramentas didáticas que podem ser utilizadas em sala de aula para despertar o desejo de conhecer, aprender e proteger esses animais e consequente o bioma em que estão inseridos.

Com a professora Maria Isabel Ferraz

Bióloga, Mãe e Educadora, cursando Pedagogia. Experiência em manejo de animais silvestres com ênfase em Aves e Sirênios, projetos de educação ambiental e atualmente docente do componente curricular de Ciências para anos finais do Ensino Fundamental.



Material de apoio






MESA VIRTUAL - AVES OCEÂNICAS E COSTEIRAS DO ATLÂNTICO

Palestra 1: Encalhe e primeiros socorros em aves marinhas (Instituto Argonauta)

Caracterização do encalhe, abordagem clínica inicial aplicando a metodologia do ABCDE da emergência.

Fábio Teles de Santana

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo; Pós Graduando em Clínica médica e Cirúrgica de Pets exóticos e animais silvestres na Faculdade Qualittas. Taxidermista; Atualmente é Médico Veterinário do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha.


Palestra 2: Albatrozes - biologia e conservação (Projeto Albatroz)

Apresentar o trabalho do Projeto Albatroz para a conservação dos albatrozes e petréis, as maiores aves oceânicas do mundo.

Juliana Justino

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metropolitana de Santos e Jornalismo pela Universidade Santa Cecília. Atua no Projeto Albatroz desde 2015 como Coordenadora de comunicação.


Resumo Geral da Mesa Virtual: As duas organizações, que atuam com a conservação marinha, farão apresentações sobre seus trabalhos institucionais. Em destaque a reabilitação das aves e projetos de proteção.



LINKS COMPLEMENTARES:






OFICINA DE ARTES PARA CRIANÇAS - DESENHANDO AVES MARINHAS

O famoso artista plástico demonstrará como desenhar algumas aves costeiras e marinhas, apresentando de forma lúdica, curiosidades e imagens sobre elas enquanto desenha.

ALEXANDRE HUBER

Artista plástico e educador ambiental. Produziu painéis de comunicação visual da Sala da Vida da Sabina – Escola Parque do Conhecimento.








VISITA VIRTUAL - SALA DA VIDA

A bióloga Catherina Monteiro apresentará os recintos e painéis do circuito de visitação, destacando as aves e como os materiais didáticos produzidos pela SABINA & Instituto Argonauta podem ser utilizados na abordagem educativa.

Catherina Bartalini Monteiro

Bióloga, graduada pela Fundação Santo André, atua no zoológico da Sabina desde 2009 pelo Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha.



Material de apoio